O que prefeituras devem fazer para estimular o empreendedorismo
O empreendedorismo está mais presente nas campanhas para as eleições municipais, mas muito ainda precisa ser feito para que o tema tenha mais relevância e destaque nos municípios. Esta é a avaliação das especialistas ouvidas pelo UOL.
Crédito deveria ser prioridade
Prioridade das gestões municipais deveria ser acesso a crédito. Sem dinheiro, os empreendedores dificilmente conseguem desenvolver seus negócios, segundo Barbosa. A análise de score é uma barreira para o acesso ao crédito.
Se houvesse mais acesso à crédito, seria possível escalar os negócios. Adriana Barbosa, diretora executiva da Preta Hub e fundadora do Festival Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, diz que é difícil para um microempreendedor adquirir máquinas, por exemplo, porque não há dinheiro para isso. Isso faz com que as produções sejam sempre mais manuais, limitando o crescimento das empresas.
Processos de abertura de empresas deveriam ser facilitados. A gerente da Unidade Políticas Públicas e relações Governamentais do Sebrae, Lizzie Trevilatto, afirma que municípios precisam adequar normativas e fluxos de abertura de empresas, movimento que deve ajudar a aumentar a formalização e abertura de empresas.
Municípios precisam identificar seus pontos fortes para desenvolver melhor empreendedorismo. Os desafios são comuns, mas ao entender suas vocações, as localidades conseguem buscar oportunidades melhores dentro de suas realidades, segundo Trevilatto.
Tema deveria estar mais presente
Governos precisam pensar em política de longo prazo. Barbosa afirma que seria importante que o governo federal criasse políticas públicas orquestradas com os municípios, pensando nas especificidades de cada região e de cada tipo de público.
Tema deveria ser apresentado aos brasileiros desde criança. A introdução de cultura empreendedora na grade de aulas das escolas municipais é uma das propostas do Sebrae para promover melhorias no ambiente de negócios do país. Trevillato diz que isso faria com que as crianças e adolescentes crescessem desenvolvendo comportamento empreendedor e enxergassem o empreendedorismo como uma opção de carreira logo de cara.
Presença do empreendedorismo em campanhas
Empreendedorismo está mais presente nos últimos anos, diz Trevilatto. Segundo ela, o Sebrae faz pesquisas a cada eleição municipal de São Paulo a participação do empreendedorismo em planos de governo subiu de 40% em 2012 para 68% em 2020. O Sebrae diz que tem o papel de estimular e ampliar o debate público sobre o empreendedorismo.
Pesquisa mede presença de empreendedorismo nas propostas. O levantamento considera a frequência com a qual tais termos ligados à causa empreendedora apareciam nas propostas das candidaturas relativas às 645 cidades do estado.
Houve aumento nos termos ligados ao empreendedorismo. A pesquisa diz que as palavras Sebrae, turismo e economia criativa estão entre as palavras-chave mais recorrentes, e sua utilização se dá de forma crescente entre um pleito e outro neste período. Tal fato sugere uma atenção cada vez maior de candidatas e candidatos com estas expressões, conectadas a promoção do empreendedorismo como vertente do desenvolvimento econômico municipal.
Por outro lado, alguns termos apareceram menos do que o esperado. A pesquisa identificou que termos relacionados à cultura empreendedora, compras governamentais e inclusão produtiva ainda se mostraram expressões praticamente inexistentes no vocabulário dos planos de governo. O Sebrae diz que isso evidencia "uma lacuna a ser trabalhada pela gestão pública municipal ao longo dos próximos anos, especialmente por serem temáticas de grande relevância para o desenvolvimento dos municípios".
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