Carrefour diz esperar normalização do abastecimento nos próximos dias

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3), responsável pelas marcas Carrefour, Atacadão e Sam's Club, divulgou um fato relevante aos acionistas da empresa na manhã desta terça-feira (29). No documento, a rede francesa diz esperar o reabastecimento de carnes bovinas nos próximos dias.

O que aconteceu

Carrefour foi alvo de boicote de produtores de carnes. A manifestação dos frigoríficos nacionais foi uma reação à decisão do grupo de interromper a comercialização das carnes do Mercosul nos estabelecimentos franceses. No documento direcionado à FNSEA (Federação Nacional dos Sindicatos de Agricultores da França), Alexandre Bompard questiona a qualidade das proteínas brasileiras.

Em toda a França, ouvimos o desânimo e a raiva dos agricultores face ao acordo de livre-comércio proposto entre a União Europeia e o Mercosul e o risco de o mercado francês ser inundado com carne que não atende às suas exigências e normas.
Alexandre Bompard, CEO do Carrefour na França

Fornecimento foi reestabelecido após pedido de desculpa. Na manhã desta terça-feira (26), Bompard direcionou uma carta de retratação ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O texto diz entender a qualidade da carne brasileira e avalia existir a necessidade de "apaziguar" as divergências geradas pela decisão da última quinta-feira (21).

Grupo afirma que cronograma de entregas já foi retomado. Após a retratação, os frigoríficos retomaram o abastecimento e o grupo Carrefour acionou seus acionistas para comunicar o fato. Segundo fato relevante, "o cronograma de entregas de produtos de carnes bovinas foi retomado e a companhia espera a normalização do reabastecimento de tais produtos no decorrer dos próximos dias".

Carrefour constatou desabastecimento de alguns cortes de carnes. Em comunicado emitido mais cedo, a rede reconheceu que a interrupção do fornecimento atingiu lojas do Atacadão e resultou na decisão de remover alguns cortes em estabelecimentos de algumas regiões. Ainda assim, a empresa avalia que o movimento não refletiu em um impacto relevante na venda de mercadorias, devido aos níveis de estoque dos produtos.

Atualmente, carnes bovinas representam menos de 5% das vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil, com menor participação relativa na bandeira Atacadão, e com perfil de rentabilidade inferior à média dos negócios.
Carrefour, em fato relevante

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.