Como a Shopee quer alavancar vendas com o patrocínio ao Flamengo
A plataforma de vendas online Shopee é a nova patrocinadora do Flamengo. O acordo foi anunciado na manhã de hoje (16).
O que aconteceu
A marca da empresa de Singapura estará na camisa dos times de futebol masculino e feminino e no uniforme do time de basquete rubro-negro. O patrocínio renderá R$ 12 milhões fixos ao Flamengo. O acordo é válido até o final de 2025.
O clube também participará do programa de afiliados do marketplace — ou seja, ganhará uma porcentagem de tudo que vender.
Para acelerar isso, a Shopee lançou hoje mesmo uma loja online com itens do clube, como camisetas, bermudas, chinelos, bonés, entre outros.
O novo uniforme do clube será vendido, com exclusividade, por 10 dias, na Shopee, na Adidas e nas lojas licenciadas, a partir de 30 de janeiro.
Além disso, a marca ainda fará ativações com atletas do clube e dará cupom de descontos específicos para a torcida.
Para entender o movimento da marca, a reportagem de UOL Mídia e Marketing conversou com Rodrigo Farah, head de marca e live commerce na Shopee. Confira um trecho da entrevista:
Quais são as maiores expectativas nessa parceria? Vendas ou construção de marca?
Essa parceria faz a Shopee aumentar sua penetração no universo esportivo de maneira geral — não só junto à torcida do Flamengo. Já tínhamos uma atuação no esporte, mas mais ligada, até agora, à compra de mídia, de torneios como Copa Libertadores e Sul-Americana.
Agora, será a primeira vez que vamos patrocinar uma instituição como o Flamengo. Ela nos ajuda a reforçar o diálogo com a cultura do Brasil.
Tivemos campanhas com a Xuxa, Ludmilla e É o Tchan, por exemplo. São nomes que dialogam com o Brasil inteiro e o Flamengo vai ajudar nessa construção de marca.
Vocês têm uma comunicação mais descontraída, com campanhas divertidas. Pretendem fazer isso no futebol?
Na Shopee, a gente tem o DNA de ser alegre e ser musical. A ideia vai ser conectar isso: o humor, a alegria e a musicalidade da torcida dentro desse conceito de paixão, de garra e união da nação. Nossa assinatura, 'É do Mengão, É da Shopee', já traz um pouco disso.
Estamos no Brasil há 5 anos e mais de 90% dos pedidos são de vendedores brasileiros para consumidores brasileiros. Queremos reforçar bastante isso nessa parceria como Flamengo.
O Flamengo é a porta de entrada do futebol para a Shopee? Vem mais patrocínio por aí?
Não descartamos nada. Neste momento, nosso plano é iniciarmos bem essa parceria. Mas não podemos deixar de pensar em parcerias futuras com outros clubes e outras instituições esportivas, de outras modalidades também.
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