Índices europeus de ações fecham no vermelho por resultados corporativos fracos
LONDRES (Reuters) - Resultados corporativos fracos pesaram sobre o mercado acionário europeu nesta sexta-feira (28), enquanto uma sessão agitada para as ações bancárias levaram o setor a devolver parte dos ganhos recentes.
O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 recuou 0,35%, a 1.345 pontos. O índice pan-europeu STOXX 600 fechou queda de 0,27%, a 340 pontos.
Resultados decepcionantes de empresas como a Novo Nordisk azedaram o sentimento, com seu papel perdendo 14,97% e tendo a pior performance no dia do STOXX 600.
Os investidores têm demonstrado pouca tolerância para resultados decepcionantes nas últimas semanas, com as ações de empresas que não atingiram as estimativas ou que alertaram sobre lucros sendo punidas severamente.
Os bancos, que estão entre os setores que mais sofreram neste ano na Europa, ofereceram algum suporte aos mercados regionais esta semana após série de resultados de nomes fortes, incluindo o lucro inesperado do Deutsche Bank.
O BNP avançou 0,88% após o banco francês informar que está planejando mais redução de custos para compensar o aperto na receita devido aos juros baixos, e pode avaliar aumentar a proporção do lucro que paga em dividendos.
Em um sinal de que as preocupações de longo prazo com o setor bancário permanecem, as ações do RBS, que chegaram a subir 3,5% na abertura, recuaram 1,22% após analistas levantarem dúvidas sobre a sustentabilidade de seus lucros.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,14%, a 6.996 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,19%, a 10.696 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,33%, a 4.548 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,59%, a 17.324 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,04%, a 9.201 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,01%, a 4.676 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.