IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC aumenta intervenção no mercado de câmbio na 4ª feira

Luiz Guilherme Gerbelli

14/11/2016 19h24

SÃO PAULO, 14 Nov (Reuters) - O Banco Central anunciou na noite desta segunda-feira (14) que vai aumentar a intervenção no mercado de câmbio na quarta-feira (16) e passar a oferecer mais contratos de swaps cambiais tradicionais, o equivalente a venda de dólares no mercado futuro.

Na quarta-feira, o BC vai fazer um leilão de rolagem de swaps tradicionais de até 20 mil contratos com vencimento em 1º de fevereiro de 2017 e 1º de março de 2017 e também fará um novo leilão com até 10 mil contratos com as mesmas datas de vencimento.

A realização dos leilões será em horário diferente. O leilão de até 10 mil contratos ocorrerá entre 9h30 e 9h40, e o leilão de rolagem está programado para ocorrer entre 11h30 e 11h40.

Avanço do dólar

Desde a última sexta-feira, o BC tem utilizado swaps tradicionais para tentar conter um avanço do dólar ante o real. De início, o BC anunciou apenas a rolagem de até 15 mil contratos, embora tenha realizado intervenções durante a sessão de sexta-feira, em momentos de forte alta do dólar. 

A moeda norte-americana já acumula quatro altas consecutivas com os investidores ainda se desfazendo de posições de países emergentes, como o Brasil, após a vitória de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, a moeda americana avançou 1,43%, a R$ 3,441 na venda, maior valor desde 16 de junho (R$ 3,47), e acumulou alta de 8,63% nos últimos quatro pregões.

O presidente do BC, Ilan Goldfajn, já afirmou que continuará atuando no mercado de câmbio, ressaltando que o estoque de swaps tradicionais é menor hoje em dia, o que dá "conforto" para a ação do BC. Disse ainda que o câmbio flutuante no Brasil é uma importante ferramenta e repetiu que o BC somente reduzirá o estoque de swaps tradicionais quando as condições de mercado permitirem. 

(Edição de Eduardo Simões)