IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale registra vazamento em duto de mina em MG; problema está contido, diz empresa

15/03/2017 20h24

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale reportou um vazamento em um duto de rejeitos de mineração da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), mas a empresa disse nesta quarta-feira que o problema, identificado na segunda-feira, foi contido "de imediato".

A Vale afirmou em comunicado que o incidente "foi de baixa magnitude, totalmente isolado, não colocando em risco nenhuma das estruturas existentes no local".

O vazamento desta semana ocorreu na mesma região produtora de minério de ferro atingida pelo desastre da Samarco, joint venture da Vale com a anglo-australiana BHP.

O colapso da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em novembro de 2015, causou o maior desastre ambiental da história do Brasil, deixando 19 mortos e centenas de desabrigados. A lama poluiu o importante rio Doce, que percorre diversas cidades para desaguar no litoral do Espírito Santo.

A prefeitura de Itabirito (MG), distante cerca de 40 quilômetros de Ouro Preto, divulgou comunicado nesta quarta-afeira afirmando que alto índice de turbidez da água do rio "foi identificado desde o último domingo". A prefeitura informou ainda que produziu auto de fiscalização "constatando poluição manifestada nas formas de turbidez e assoreamento" e que um "processo administrativo será encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais e aos órgãos competentes do Estado".

Não foi possível contatar autoridades locais sobre a dimensão do vazamento.

A mineradora afirmou que prestou esclarecimentos aos órgãos ambientais e que está apurando as causas da ocorrência.

A mineradora comentou ainda que "nenhuma captação de água para consumo humano foi comprometida na região" e não houve impacto na produção da mina.