IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF deflagra etapa da Lava Jato contra pessoas ligadas a senadores, diz mídia

21/03/2017 08h43

(Reuters) - A Polícia Federal lançou nesta terça-feira uma nova fase da operação Lava Jato e cumpre mandados judiciais autorizados pelo Supremo Tribunal Federal contra suspeitos ligados a senadores, na primeira ação sob o STF realizada com base nas delações de executivos da empreiteira Odebrecht, segundo a mídia.

Os alvos dos mandados judiciais cumpridos pela PF são pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Humberto Costa (PT-PE), mas os políticos não são alvos diretos da ação, de acordo com a TV Globo.

Os mandados judiciais, autorizados pelo STF a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), estão sendo cumpridos nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, segundo a emissora.

A operação é a primeira autorizada pelo Supremo com base nos acordos de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht com a operação Lava Jato, segundo reportagem no site do jornal O Globo.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito com base nas delações.

A Odebrecht é uma de várias grandes empreiteiras que pagaram bilhões de dólares de propinas a políticos e executivos de estatais, especialmente a Petrobras, durante anos, dentro do esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato.

Segundo os procuradores da operação, até 350 novas investigações serão iniciadas em decorrência da leva de depoimentos de executivos da empresa, revelando como a corrupção percorre todo o espectro político, das menores cidades aos escalões mais altos do governo.

A Polícia Federal não tinha comentários de imediato sobre a ação.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)