IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Assustado com alta dos rendimentos, BCE está cauteloso em mudar mensagem, dizem fontes

29/03/2017 11h24

Por Balazs Koranyi

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu (BCE) estão cautelosas em fazer qualquer mudança na mensagem de política monetária em abril depois que pequemas alterações este mês incomodaram investidores e aumentaram o espectro de um aumento nos custos de empréstimo para a periferia endividada do bloco.

Uma fonte do BCE disse que os mercados exageraram na interpretação das mensagens do banco na reunião de 9 de março.

Surpreendido quando os mercados começaram a precificar um aumento dos juros no início do próximo ano, as autoridades querem assegurar aos investidores que sua política monetária frouxa está longe de acabar, sugerindo relutância em mudar a mensagem antes de junho, indicaram seis fontes do Conselho ou próximas dela.

Embora o atual nível de rendimento dos títulos permaneça aceitável, um aumento seria problemático, particularmente em lugares como Itália, Espanha e Portugal, onde o pagamento da dívida é um importante item de custo e o aumento dos rendimentos irá conter os gastos e afetar o crescimento.

Com a economia da zona do euro apresentando seu melhor desempenho em quase uma década e autoridades conservadoras dispostas a começar a reduzir o estímulo, o BCE deu um pequeno aceno à melhora com uma mudança em sua orientação no início de março, tirando uma referência a estar pronto para agir com todos os instrumentos disponíveis.

Mas essa mensagem não surgiu o efeito esperado.

"Nós quisemos comunicar riscos reduzidos, mas o mercado entendeu isso como um passo para a saída (do estímulo)", disse uma das fontes. "A mensagem foi exageradamente interpretada."