Bolsas

Câmbio

Fibria tem lucro de R$329 milhões no 1º trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - A Fibria, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, informou na noite de segunda-feira que teve lucro líquido de 329 milhões de reais no primeiro trimestre, queda ante lucro de 978 milhões em igual etapa de 2016.

O resultado operacional da empresa medido pelo Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização, na sigla em inglês) somou 644 milhões de reais entre janeiro e março, em termos ajustados, queda de 49 por cento contra um ano antes.

A Fibria informou no balanço que o custo caixa de produção do primeiro trimestre foi 8 por cento maior que o registrado nos três primeiros meses de 2016 e 4 por cento maior que no quarto trimestre, impactado entre outros fatores por despesas maiores com aquisição de madeira de terceiros e paradas de manutenção.

Além disso, pesou na comparação anual a redução no resultado financeiro positivo para 331 milhões nos três meses encerrados em março ante 922 milhões de reais no mesmo período de 2016.

A produção de celulose da companhia ficou estável sobre o primeiro trimestre de 2016, a 1,2 milhão de toneladas, enquanto as vendas subiram 15 por cento, para 1,31 milhão de toneladas.

Apesar de sucessivos reajustes de preços de celulose ocorridos desde o final do ano passado, a receita da Fibria no primeiro trimestre caiu 13 por cento quando comparada ao faturamento de um ano antes, para 2,07 bilhões de reais.

A empresa fechou março com relação dívida líquida sobre Ebitda medida de 3,63 vezes ante 1,85 vezes um ano antes e 3,06 vezes no fim de dezembro, em reais . Em dólares, a relação foi de 1,86 vez em março de 2016 para 3,79 vezes no mês passado.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos