IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ford vai trocar CEO com aumento de desafios, dizem fontes

22/05/2017 09h51

Por Laurence Frost e David Shepardson

PARIS/DETROIT (Reuters) - A Ford Motor está preparada para substituir o presidente-executivo Mark Fields por James Hackett, chefe da divisão de mobilidade, disseram fontes da empresa, respondendo ao crescente desconforto de investidores com o desempenho das ações da montadora e as perspectivas.

A saída de Fields, de 56 anos, provavelmente será anunciada nesta segunda-feira, disseram as fontes, acrescentando que Hackett, de 62 anos, conduziria uma reestruturação mais ampla, a fim de acelerar a tomada de decisões e melhorar a execução dos planos.

Um porta-voz da Ford se recusou a discutir quaisquer mudanças na gestão da empresa, mas a montadora convocou uma coletiva de imprensa para 10:45 (horário de Brasília).

"Estamos nos concentrando em nosso plano para criar valor e crescimento lucrativo", disse o porta-voz. "Não comentamos especulações ou rumores".

As ações da Ford caíram 37 por cento desde que Fields assumiu o cargo três anos atrás, no pico da recuperação da indústria automobilística nos EUA. Agora, as vendas nos Estados Unidos estão enfraquecendo e a Ford segue o rastro de sua maior rival, a General Motors, cujas ações caíram 13 por cento no mesmo período.

O conselho de administração da Ford e o presidente do colegiado, Bill Ford Jr., estão descontentes com o desempenho da empresa e querem garantias de que os investimentos em