IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Superávit em transações correntes em maio é recorde para o mês, a US$2,884 bi, diz BC

27/06/2017 11h21

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil registrou um superávit em transações correntes de 2,884 bilhões de dólares em maio, terceiro resultado consecutivo no azul e mais uma vez guiado pelo forte desempenho da balança comercial, divulgou o Banco Central nesta terça-feira.

O dado superou a expectativa de um superávit de 1,8 bilhão de dólares em pesquisa da Reuters e representou o melhor resultado para o mês de toda a série do BC, iniciada em 1995.

Ele foi ajudado principalmente pela balança comercial, que ficou positiva em 7,419 bilhões de dólares, sobre 6,222 bilhões de dólares em igual mês do ano passado.

Nos cinco primeiros meses do ano, o déficit é de apenas 616 milhões de dólares, ante saldo negativo de 5,998 bilhões de dólares no mesmo período de 2016.

Para o mês de junho, o BC estima que haverá mais um superávit, desta vez de 750 milhões de dólares. Se confirmado, o resultado fará o acumulado do primeiro semestre ficar no campo positivo.

Em maio, os investimentos diretos no país (IDP) somaram 2,926 bilhões de dólares, ante projeção de analistas de 3 bilhões de dólares.

Para o ano, o BC melhorou sua projeção para o déficit em transações correntes a 24 bilhões de dólares, sobre 30 bilhões de dólares antes, na esteira de um resultado mais favorável estimado para as trocas comerciais em função de exportações mais fortes.

Segundo o chefe-adjunto do departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, essa é uma estimativa conservadora.

Apesar de ter mantido a estimativa para as importações em 149 bilhões de dólares no ano, o BC revisou para cima a projeção para as exportações em 3 bilhões de dólares, a 203 bilhões de dólares.

(Por Marcela Ayres)