IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Inflação ao produtor na China é fraca em junho por recuperação modesta de matérias-primas

10/07/2017 07h01

Por Sue-Lin Wong e Min Zhang

PEQUIM (Reuters) - A inflação dos preços ao produtor na China repetiu em junho a taxa do mês anterior e permaneceu bem aquém das máximas vistas neste ano, em meio a questões de excesso de oferta no setor de aço e com sinais de fraqueza econômica pesando sobre o cenário para os preços.

O índice de preços ao produtor avançou 5,5 por cento em junho sobre o ano anterior, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional de Estatísticas. O resultado ficou em linha com as expectativas de analistas e repetiu a taxa de maio.

Os preços das matérias-primas estão apresentando uma recuperação modesta, ajudados por preços futuros mais fortes na China ao longo das últimas semanas, após sofrerem com o esfriamento da atividade econômica desde março.

Os preços ao consumidor da China subiram em junho 1,5 por cento na comparação com o ano anterior, em linha com as expectativas do mercado e com a leitura de maio, informou a agência de estatísticas, com os preços dos alimentos continuando a cair, ainda que a um ritmo mais lento.

Existem algumas preocupações entre os analistas de que as pressões de preços podem enfraquecer ao longo do resto do ano já que os fundamentos econômicos perdem força.

"O resultado é que, tendo enfraquecido nos meses anteriores, as pressões de preços parecem ter se estabilizado em junho", escreveu em nota Julian Evans-Pritchard, da Capital Economics.

"Entretanto, como a desaceleração do crescimento do crédito deve pesar sobre a atividade econômica nos próximos trimestres, achamos que, volatilidade dos preços à parte, a inflação ainda tem mais espaço para cair. Isso vai decepcionar aqueles que esperam um período sustentado de reflação que poderia ajudar a corroer o peso da dívida corporativa."