IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não há evidências que situação política tem afetado economia, diz Meirelles

11/07/2017 11h25

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esforçou-se nesta terça-feira para ressaltar dados positivos da economia brasileira neste segundo trimestre, em meio à intensa crise política que atinge o governo do presidente Michel Temer.

Meirelles deu como exemplo o crescimento dos investimentos e afirmou, durante evento em Brasília, que não há evidências de que a atual situação política tem afetado a economia.

"Evidência é o que interessa na economia, são números, são fatos", disse o ministro. "Os dados preliminares de junho continuam a mostrar crescimento", acrescentou ele

Em sua fala, Meirelles afirmou ainda que o empresário brasileiro está confiante na economia brasileira, e que o ciclo de crescimento econômico "é para valer" e "não é artificial".

Nas leituras de junho feitas pela FGV, entretanto, a confiança do consumidor caiu e devolveu a alta de maio, enquanto que a do comércio recuou ao nível de março e a da indústria voltou para o patamar de fevereiro. Por fim, também em junho, a de serviços teve a maior queda desde setembro de 2015. [nL1N1JP1GN]

O ministro voltou a dizer que o desemprego deverá cair no segundo semestre do ano, o que implicará "sensação geral de conforto para a população".

Meirelles também voltou a defender que a aprovação das reformas é essencial. Nesta tarde, o plenário do Senado vota a reforma trabalhista que, junto com a da Previdência, tem sido apontada por boa parte dos agentes econômicos como importantes para a economia.

O governo vive intensa crise política, gerada pela denúncia contra Temer por crime de corrupção passiva.

(Por Marcela Ayres)