Bolsas

Câmbio

Índices recuam com decisão de política monetária do BCE

(Reuters) - As ações europeias recuaram nesta quinta-feira com o avanço da moeda do bloco após a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) pesar sobre os exportadores, enquanto as resultados decepcionantes levaram grandes movimentos às ações individualmente.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,31 por cento, a 1.509 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,38 por cento, a 384 pontos, em uma sessão volátil, revertendo os ganhos conforme o avanço do euro arrastou as ações voltadas para a exportação.

O avanço da moeda e dos rendimento dos títulos ocorreu depois que o BCE manteve inalterada a sua política monetária ultrafrouxa e o presidente da autoriade monetária Mario Draghi disse que integrantes do BCE discutiriam possíveis ajustes para o seu programa de compras de títulos no outono (Hemisfério Norte).

O setor de recursos básicos da Europa registrou a maior queda, com um recuo de 1,9 por cento, enquanto as empresas aeroespaciais e de defesa, orientadas para a exportação, e os automóveis também sofreram pressão de baixa.

A subida crescente da moeda tornou-se uma preocupação para os investidores com a temporada de lucros do segundo trimestre em andamento. Os estrategistas do Deutsche Bank apontam que cada movimento de 10 por cento no euro tira 5 por cento dos ganhos do STOXX 600.

O euro ganhou cerca de 11 por cento neste ano em relação ao dólar.

"Desde que Draghi se juntou recentemente a vários outros bancos centrais com uma posição mais "hawkish" sobre o futuro do QE (programa de compra de títulos) e das taxas de juros, temos visto um aumento acentuado nas taxas de títulos dos governos e do euro em relação às outras principais moedas", disse o gerente do fundo do Premier Global Alpha Growth, da Premier Asset Management, Jake Robbins.

Os bancos europeus recuaram 0,4 por cento, liderados por uma queda de 5,2 por cento nas ações da Nordea.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,77 por cento, a 7.487 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,04 por cento, a 12.447 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,32 por cento, a 5.199 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,19 por cento, a 21.438 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,22 por cento, a 10.564 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,23 por cento, a 5.314 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos