Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Lucro da GE cai 59%, e ações caem num limbo com investidores esperando metas de novo CEO

21/07/2017 11h07

WASHINGTON (Reuters) - O lucro da General Electric caiu quase 60 por cento no segundo trimestre e a empresa adiou a revisão das metas de lucro para 2018, levando as ações a caírem com força.

A fabricante de usinas elétricas, motores a jato, equipamentos para exames de imagens e outros equipamentos disse que o lucro e as vendas recuaram no trimestre em grande parte pelo efeito da venda da unidade de produtos eletrodomésticos.

A empresa manteve sua previsão para o fluxo de caixa, lucro, receita e margens operacionais para o ano, mas espera que o lucro e o fluxo de caixa fiquem na faixa de baixo de suas expectativas.

Alguns analistas agora esperam que a empresa corte, provavelmente em novembro, a previsão de lucro de 2 dólares por ação em 2018. O consenso de analistas é de um lucro em 2018 de 1,73 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

"Até que a perspectiva de lucro seja revista, a ação permanecerá essencialmente em um limbo", disse Deane Dray, analista da RBC Capital Markets, em uma nota.

O próximo presidente-executivo John Flannery, que assumirá no dia primeiro de agosto, reconheceu que sua revisão levaria um tempo, mas estava em andamento, enquanto ressaltou que não estava alterando as operações da GE ou as perspectivas para 2017.

As ações GE chegaram a cair 5,3 por cento no início dos negócios em Nova York nesta sexta-feira, após a divulgação do resultado, para 25,28 dólares, menor nível desde outubro de 2015, levando a uma perda do valor de mercado da empresa de 11 bilhões de dólares.

A receita da empresa caiu 12 por cento, para 29,56 bilhões de dólares, com a fraqueza em seus negócios de conexão de energia ofuscando a força das unidades de energia elétrica e renováveis. O negócio de conexões de energia da GE oferece produtos de automação e eletrificação para as indústrias de extração de petróleo e gás, mineração, marítima e de utilidade pública.

A receita ficou ligeiramente acima da estimativa de 29,02 bilhões de dólares, um consenso entre analistas pesquisados pela Thomson Reuters I/B/E/S. A GE disse que a venda da unidade de eletrodomésticos eliminou 3,1 bilhões de dólares em receita.

O lucro líquido caiu 59 por cento, para 1,34 bilhão de dólares, ou 0,15 dólar por ação, no trimestre encerrado em 30 de junho, ante 3,30 bilhões de dólares, ou 0,36 dólar, por ação um ano antes.

O lucro ajustado caiu 45 por cento, para 0,28 dólar por ação, ante estimativas de 0,25 dólar.

(Por Alwyn Scott; reportagem adicional por Rachit Vats)