Bolsas

Câmbio

Dólar cai ante real com expectativa por votação de TLP

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta quarta-feira, devolvendo o avanço registrado na véspera em meio à expectativa em torno da votação da medida provisória que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP).

Às 11:09, o dólar recuava 0,63 por cento, a 3,1610 reais na venda, depois de subir 0,40 por cento na véspera e fechar a 3,1810 reais. O dólar futuro tinha baixa de 0,06 por cento.

"Se a dificuldade em aprovar a TLP continuar hoje, as especulações em torno da capacidade desse governo em conseguir êxito em questões como a reforma da Previdência e redução de despesas públicas pode se acentuar. Todavia, espera-se um desfecho positivo para o tema", avaliou a Advanced Corretora em nota.

Na véspera, a sessão para votar a MP foi interrompida pelo presidente da comissão mista, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que justificou que a MP não trazia os requisitos orçamentários necessários.

A sessão para analisar a medida provisória que foi adiada já começou nesta sessão, mas a votação em si deve demorar mais para ocorrer porque haverá a leitura de dois outros relatórios antes.

A TLP vai substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reduzindo os subsídios e ajudando o governo a reequilibrar as contas públicas.

Além desse viés financeiro, a aprovação da TLP também é importante para os investidores porque sinaliza como devem ser outras votações importantes ao governo no Congresso, como a reforma da Previdência.

No exterior, o dólar caía ante uma cesta de moedas, mas subia ante divisas emergentes como o rand sul-africano e o peso chileno.

Há ainda no mercado expectativa pelo encontro de Jackson Hole, onde a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, discursa na sexta-feira.

(Por Claudia Violante)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos