Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Crescimento de vendas em shoppings da Multiplan desacelera na 1ª quinzena de agosto

24/08/2017 12h57

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas em shopping centers da Multiplan na primeira quinzena de agosto cresceram, mas em ritmo menor que o observado em julho, disse nesta quinta-feira o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da empresa, Armando D'Almeida Neto.

"Estamos vendo os shoppings mais cheios e um fenômeno de vendas crescentes", comentou o executivo em reunião com analistas e investidores, em São Paulo, sem fornecer os percentuais de alta.

Questionado sobre possíveis aquisições e fusões no setor, D'Almeida disse ver muitas oportunidades, mas ponderou que acordos podem demorar mais para sair, porque os preços não estão nos patamares em que a companhia estaria disposta a fechar negócio.

Ele acrescentou que a Multiplan também vê potencial de crescimento orgânico por meio da expansão de shoppings que já estão em operação. Desde a abertura de capital, em 2007, a administradora de shoppings aumentou a área bruta locável em 163,5 por cento. "Podemos fazer expansões, novos shoppings... Acredito que esse crescimento de área vai continuar ao longo dos próximos anos", afirmou D'Almeida.

O executivo ressaltou, porém, que o objetivo da empresa é ganhar eficiência e manter o nível de alavancagem sob controle. "Felizmente tem muitas oportunidades que nos mantém ocupados... Mas queremos crescer e ser rentáveis sem ter exposição exagerada de endividamento", disse.

Segundo ele, a Multiplan vem intensificando os esforços para implementar mudanças operacionais que gerem economias em termos de condomínio e permitam elevação dos aluguéis. "Tem condomínios que não têm aumento nominal há três anos", contou D'Almeida.

O executivo não elaborou sobre o cronograma de iniciativas planejadas, mas destacou entre elas a instalação de painéis solares no ParkShopping Canoas (RS), com entrega prevista para novembro deste ano, que devem reduzir em quase 20 por cento o consumo de energia.

Outra estratégia da Multiplan para elevar a rentabilidade dos negócios e fazer frente ao e-commerce é seguir ampliando as áreas de serviços e alimentação nos shoppings, que segundo D'Almeida proporcionaram nos últimos 10 anos resultados de vendas melhores que outros segmentos mais convencionais, como o de vestuário.

"Assim serão os shoppings do futuro", comentou, citando como exemplo a inauguração de um centro médico com mais de 30 clínicas e 6,2 mil metros quadrados no RibeirãoShopping, em agosto.

Às 12:40, as ações ordinárias da Multiplan subiam 0,18 por cento, cotadas a 71,63 reais, seguindo na mesma direção do Ibovespa <.BVSP>, que avançava 0,43 por cento.