IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uber escolhe Dara Khosrowshahi, da Expedia, como novo presidente-executivo

28/08/2017 10h41

(Reuters) - A Uber Technologies escolheu no domingo Dara Khosrowshahi, o presidente-executivo da empresa de viagens Expedia, como novo CEO, de acordo com duas fontes com conhecimento do assunto, entregando-lhe o desafio de liderar a empresa de serviços de transportes urbanos por aplicativo durante uma crise de quase um ano.

Khosrowshahi, de 48 anos, assumirá a tarefa assustadora de melhorar a imagem da Uber, reparar as relações desgastadas entre investidores, reconstruir a moral dos funcionários e criar um negócio lucrativo após sete anos de perdas.

Com a nova contratação, o conselho da Uber escolheu um executivo com um histórico de gerar crescimento ao mesmo tempo em que produz lucros - precisamente o que a não lucrativa Uber precisa para satisfazer os investidores. Ele também provou ser capaz de fazer da Expedia a líder em outra indústria cheia de mudanças e competição - o de viagens online.

Mas ele também terá que lutar com o legado de Travis Kalanick, o co-fundador da Uber, que foi expulso do cargo em junho, depois que acionistas representando cerca de 40 por cento do poder de voto da empresa assinaram uma carta pedindo que ele saísse da companhia em meio à crescente preocupação em relação a seu comportamento e de altos gerentes subordinados a ele.

O conselho de administração da Uber tem se reunido diariamente e deliberou sobre a escolha de um novo presidente-executivo durante todo o fim de semana. Uma porta-voz disse no domingo que o conselho votou, mas não quis divulgar sua escolha publicamente até que os funcionários fossem informados.

Um porta-voz da Uber e uma porta-voz da Expedia não quiseram comentar. Khosrowshahi não respondeu imediatamente a pedidos de comentário via email e Twitter.

(Por Heather Somerville; reportagem adicional por Joe White, Jeffrey Dastin e Jonathan Weber)