IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ryanair fará oferta para operar 90 aviões da Alitalia

31/08/2017 15h05

LONDRES (Reuters) - A Ryanair fará uma oferta para operar 90 aviões sob a marca Alitalia e usar a equipe existente como parte da reestruturação da companhia aérea italiana, disse o presidente-executivo Michael O'Leary nesta quinta-feira.

A Ryanair tem até 2 de outubro para fazer uma oferta vinculante por toda ou parte da operadora aérea italiana, que foi colocada em administração especial pela segunda vez em menos de uma década.

"Faremos uma oferta pelas 90 aeronaves, com seus pilotos, tripulação, rotas, etc", disse O'Leary a jornalistas em uma coletiva de imprensa em Londres.

Como a Ryanair só utiliza aviões da Boeing, as equipes da Alitalia precisariam manter os 90 aviões Airbus arrendados, mas a oferta depende de algumas redundâncias, mudanças nas condições de pessoal e renegociação dos arrendamentos,disse ele.

A companhia irlandesa, que atualmente só opera voos de curta distância, também obteria rotas de longas distância com o acordo, disse O'Leary.

A Ryanair está interessada em fazer uma oferta por toda a Alitalia, que tem cerca de 120 aviões, mas tal acordo provavelmente seria bloqueado por reguladores, uma vez que deixaria a Ryanair no controle de mais de 50 por cento do mercado italiano, disse O'Leary.

"Nós gostaríamos muito comprar a Alitalia. Mas eu suspeito... considerando que somos a maior empresa aérea da Itália, que seremos bloqueados sob as regras de competição da União Europeia", disse ele.

(Por Emma Rumney e Conor Humphries)