IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kuweit diz que Opep pode ter reunião extra em março sobre prorrogação de acordo

13/09/2017 10h02

KUWEIT (Reuters) - O ministro de Petróleo do Kuweit, Essam al-Marzouq, disse nesta quarta-feira que a Opep pode realizar uma reunião extraordinária em meados de março se os países produtores não chegarem a uma decisão para prorrogar seu pacto de cortes de produção no próximo encontro do cartel, em novembro.

"Na próxima reunião, em novembro, nós talvez não tenhamos uma decisão sobre prorrogar... o acordo e então nós poderíamos ter um encontro extraordinário em meados de março para esse assunto", disse Marzouq em uma conferência de imprensa com o ministro de Petróleo da Venezuela na Cidade do Kuweit.

A Opep e outros produtores, incluindo a Rússia, fecharam acordo para reduzir a produção em 1,8 milhão de barris por dia até março de 2018, em uma tentativa de reduzir os estoques globais de petróleo e apoiar os preços da commodity.

Uma extensão por ao menos mais três meses está sendo discutida entre os produtores antes do encontro da Opep de novembro.

O ministro venezuelano Eulogio Del Pino disse que "todas opções estão abertas", ao falar sobre o acordo.

Segundo Marzouq, o comitê conjunto ministerial entre Opep e países não membros, conhecido como JMMC, liderado pelo Kuweit, ainda não foi chamado a estudar se o pacto deve ser renovado ou não.

(Por Ahmed Hagagy)