Bolsas

Câmbio

Operação Carne Fraca

BRF reabrirá fábrica em Goiás para atender mercado muçulmano

SÃO PAULO, 21 Set (Reuters) - A BRF vai reabrir fábrica em Jataí (GO) até janeiro, informou à agência de notícias Reuters um executivo da companhia, na primeira grande ação da companhia para recuperar lucratividade desde que a maior exportadora de carne de frango do mundo anunciou a saída do presidente-executivo Pedro Faria do comando do grupo no final deste ano.

A fábrica se focará em produtos para o mercado halal do Oriente Médio, disse na quinta-feira Marcelo Schmeider, diretor de operações da OneFoods, unidade da BRF dedicada a desenvolver o mercado muçulmano na companhia. Toda a produção de frango in natura da unidade de Jataí será exportada para mercados do Oriente Médio.

O mercado halal pode crescer para US$ 60 bilhões até 2020.

Preços menores de grãos e um cenário promissor para a demanda global de produtos halal levaram a BRF a reabrir a fábrica, acrescentou Schmeider. A fábrica em Goiás está fechada desde junho do ano passado, diante de baixa demanda e impostos maiores de importação na Arábia Saudita.

A One Foods foi lançada formalmente como uma companhia separada da BRF em janeiro, em meio ao interesse do grupo em expandir-se no mercado halal. O mercado halal pode crescer para US$ 60 bilhões até 2020.

A capacidade da fábrica de Goiás é equivalente a 5% das vendas de frango in natura da BRF no Oriente Médio no ano passado, que totalizaram 849 mil toneladas.

A decisão de reabertura ocorre menos de um mês depois que a BRF anunciou a troca no comando da companhia no final deste ano. A saída de Faria foi decidida após três trimestres consecutivos de resultados fracos da companhia e da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

As ações da BRF acumulam queda de 3,85% este ano, refletindo o impacto do escândalo da Carne Fraca, performance operacional fraca e aumento da dívida, que contribuiu para o primeiro prejuízo anual da BRF em 2016.

(Por Ana Mano)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos