IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-China faz oferta para comprar 5% da Saudi Aramco

16/10/2017 15h11

DUBAI/LONDRES (Reuters) - A China está fazendo uma oferta para comprar até 5 por cento da Saudi Aramco diretamente, disseram fontes, uma manobra que poderia dar à Arábia Saudita flexibilidade para considerar diversas opções para seu plano de colocar o maior produtor mundial de petróleo no mercado de ações.

As petroleiras estatais chinesas PetroChina e Sinopec escreveram à Saudi Aramco nas últimas semanas para expressar interesse em um acordo direto, disseram fontes da indústria à Reuters. As companhias são parte de um consórcio estatal que inclui o fundo soberano da China, dizem fontes.

O príncipe herdeiro do Reino da Arábia Saudita Mohammed bin Salman disse no ano passado que o reino estava considerando listar cerca de 5 por cento da Aramco em 2018 em um acordo que poderia arrecadar 100 bilhões de dólares, se a companhia for avaliada em 2 trilhões de dólares como é esperado.

"Os chineses querem assegurar oferta de petróleo", disse uma das fontes da indústria. "Eles estão esperando levar todo os 5 por cento, ou até mais, sozinhos."

A PetroChina e a Sinopec não quiseram comentar.

A oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco é a peça central de um plano de reforma econômica para diversificar a economia saudita para além do petróleo e iria fornecer um reforço bem-vindo ao orçamento do reino, que tem sido afetado pelos baixos preços do petróleo.

(Por Rania El Gamal e Alex Lawler)