IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Hidrelétrica de Santo Antônio reverte impairment de R$678,5 mi

17/10/2017 13h04

SÃO PAULO (Reuters) - A Santo Antônio Energia (SAE), responsável pela operação da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, reverteu um impairment de 678,5 milhões de reais em suas demonstrações de resultado referentes ao exercício de julho deste ano, segundo comunicado da companhia nesta terça-feira.

O valor será registrado nas demonstrações financeiras da SAE referentes ao terceiro trimestre como uma provisão de crédito de liquidação duvidosa (PCLD) no mesmo montante.

Segundo a SAE, o impairment era referente a um valor que a companhia esperava ter reembolsado pelo Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA), responsável pelas obras da usina, liderado pela Odebrecht.

Na época, Cemig e SAAG Investimentos, que são sócias da SAE, foram contra a baixa contábil dos valores a receber dos construtoras. Posteriormente, elas abriram uma arbitragem para reverter a operação e conseguiram uma decisão favorável.

A cobrança junto ao consórcio construtor teve origem em um atraso na conclusão das obras da usina, que obrigou a SAE a comprar energia no mercado para compensar a produção que deixou de entregar pelo descumprimento de cronograma.

A SAE disse que instaurou novo procedimento arbitral, perante a Internacional Chamber of Comerce (ICC) "para dirimir a questão da responsabilidade da CCSA pelo ressarcimento."

Procurada, a SAE não pôde comentar imediatamente o comunicado.

Além de Cemig e SAAG Investimentos, a SAE tem como outros acionistas Furnas, da Eletrobras, e Odebrecht Energia.

(Por Luciano Costa)