IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Anatel diz que intervenção na Oi deixou de ser iminente

26/10/2017 21h05

BRASÍLIA (Reuters) - Após receber garantias dos acionistas da Oi de que a diretoria da empresa seria mantida, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, disse nesta quinta-feira que a intervenção na Oi "não está mais iminente".

Segundo ele, por meio de mensagens eletrônicas a empresa, manifestou à Anatel que "em momento algum" os acionistas ou o conselho de administração pensaram em destituir a direção da companhia.

A advogada-geral da União (AGU), Grace Mendonça, que se reuniu com Quadros , reforçou que uma eventual intervenção" ocupa o último lugar da fila" de opções para a Oi e não é o norte do trabalho que ela vem liderando para buscar uma solução para a operadora em recuperação judicial.

Ao longo desta quinta-feira surgiram rumores de que a diretoria da Oi poderia ser demitida. Em meio a essas suspeitas, fontes do governo ameaçaram intervir na empresa se essa decisão fosse tomada.

A Anatel chegou a convocar representantes do Conselho de Administração para dar este recado.

Mais cedo, o empresário Nelson Tanure, um dos principais acionistas da Oi, com assento no conselho de administração, descartou a hipótese de destituição da diretoria da operadora, classificando a informação, por meio de sua assessoria de imprensa, como "boataria".

Em meio ao acirramento das tensões, a AGU reuniu-se com o presidente da Anatel para tratar do assunto. Em seguida, o presidente da agência e a ministra Grace Mendonça, da AGU, deram uma entrevista coletiva para negar uma intervenção.

Grace Mendonça disse ainda que está em elaboração a minuta das propostas que o grupo de trabalho do governo para tentar solucionar a situação da empresa.

(Por Leonardo Goy)