IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CSN tem lucro líquido de R$256 mi no 3º trimestre

30/10/2017 10h55

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) teve lucro líquido de 256 milhões de reais no terceiro trimestre, com o resultado refletindo incremento das margens operacionais em siderurgia e mineração, bem como melhor resultado financeiro no período, de acordo com dados não auditados divulgados nesta segunda-feira.

O resultado foi o melhor para o ano, depois da siderúrgica ter registrado lucro líquido de 118 milhões de reais no primeiro trimestre e prejuízo de 640 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, também de acordo com os dados não auditados. A CSN, que não divulgava resultados trimestrais desde o final de 2016, informou que auditores independentes ainda estão trabalhando nos números da companhia e não estimou quando a análise será concluída.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado para o terceiro trimestre somou 1,213 bilhão de reais, ante 896 milhões de reais no segundo trimestre e 1,333 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano.

O resultado da CSN foi publicado depois que a rival Usiminas divulgou na sexta-feira lucro líquido de 76 milhões de reais para o terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 107 milhões de reais sofrido um ano antes.

A CSN conseguiu no terceiro trimestre reduzir seu endividamento. A relação de dívida líquida sobre Ebitda ajustado caiu de 7,4 vezes no final de setembro de 2016 para 5,5 vezes no fim do terceiro trimestre deste ano. O caixa recuou 23 por cento, para 4,36 bilhões de reais, e o investimento da empresa caiu na mesma proporção, para 293 milhões de reais.

O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, havia afirmado à Reuters em 20 de outubro que a empresa tem como meta reduzir a alavancagem para 3,5 vezes até o final de 2018 e que a empresa estava avaliando fazer uma captação externa entre o final deste ano e início do próximo.

As ações da CSN exibiam queda de 0,9 por cento às 10:15, enquanto o Ibovespa tinha desvalorização de 0,4 por cento.

No terceiro trimestre, a CSN elevou as vendas de aço sobre um ano antes em 11 por cento, para 1,3 milhão de toneladas, mas as vendas de minério de ferro, principal geradora de lucro para a empresa, recuaram 22 por cento no período, para 7,95 milhões de toneladas.

Segundo o balanço da empresa, a CSN reduziu a produção de minério de ferro no terceiro trimestre em 10 por cento sobre um ano antes, para 7,74 milhões de toneladas, enquanto elevou as compras da commodity de terceiros em 78 por cento, para 1,42 milhão de toneladas.

A empresa não divulgou no balanço razões para o aumento nas compras de minério de terceiros e de queda em sua produção própria, mas em meados de abril, um acidente em equipamento em seu porto em Itaguaí (RJ) paralisou embarques da CSN por cerca de um mês.

A CSN afirmou ainda que sua produção de cimento cresceu 14 por cento no período, para 982 mil toneladas, enquanto as vendas avançaram 17 por cento, para 998 mil toneladas, gerando receita líquida de 142 milhões de toneladas.

(Por Alberto Alerigi Jr)