IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

State Grid publica edital de oferta de R$25,51 por ação ordinária da CPFL Energia

31/10/2017 09h56

SÃO PAULO (Reuters) - A chinesa State Grid ofereceu pagar 25,51 reais por cada ação ordinária restante da CPFL Energia, em uma oferta pública lançada após os orientais anunciarem mais cedo neste ano a aquisição do bloco de controle da elétrica brasileira, segundo edital divulgado pela empresa nesta terça-feira.

Os chineses fecharam em janeiro a compra de 54,64 por cento da CPFL Energia, maior elétrica privada do Brasil, por 14,19 bilhões de reais pagos à vista ao grupo de antigos controladores da companhia, liderado pela empreiteira Camargo Corrêa.

A oferta pública (OPA) é válida pelo prazo de 30 dias, encerrando-se em 30 de novembro, data prevista para a realização do leilão.

O preço de aquisição é o mesmo pago aos controladores, e será atualizado pela variação da Selic desde a data de fechamento da compra do controle da CPFL pelos chineses, 23 de janeiro de 2017, até a data de liquidação da operação, segundo o edital.

De acordo com o documento, a State Grid se dispõe a adquirir na oferta até a totalidade das ações ordinárias da CPFL.

O edital aponta que a State Grid possui atualmente 31,64 por cento das ações ordinárias da CPFL Energia de maneira direta e 23 por cento por meio da ESC Energia.

Fora os chineses, o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, Previ, tem 9,69 por cento das ações ordinárias da CPFL, enquanto braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESPar) possui 6,74 por cento e a Bradespar tem 5,25 por cento, enquanto os 23,69 por cento restantes dos papéis estão com outros acionistas.

(Por Luciano Costa)