IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa tem leve queda em dia de noticiário esvaziado e à espera de Previdência

24/11/2017 11h58

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista tinha leves variações nesta sexta-feira, em dia de noticiário esvaziado e com pregão mais curto nos Estados Unidos, o que deve reduzir novamente a liquidez, enquanto investidores aguardam novidades sobre a reforma da Previdência.

Às 11:49, o Ibovespa caía 0,22 por cento, a 74.320,1749017 pontos. O giro financeiro era de 951 milhões de reais.

Na véspera, o feriado norte-americano do Dia de Ação de Graças enxugou a liquidez dos negócios no mercado local, reduzindo o volume financeiro para menos da metade da média diária do mês. Com a volta parcial dos negócios nos EUA, o giro deve melhorar em relação à véspera, mas operadores ainda esperam um pregão mais fraco.

Localmente, os investidores seguem em compasso de espera por novidades em torno do avanço das negociações para votar a reforma da Previdência, deixando o mercado mais sensível a qualquer notícia sobre o tema nos próximos dias.

"O mercado por aqui só consegue se focar nas reformas a serem votadas... A não aprovação da reforma previdenciária pode atrasar a recuperação (da economia) e é isso que os investidores aguardam para apostas mais definitivas no Ibovespa", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes.

DESTAQUES

- ELETROBRAS ON caía 1,33 por cento e ELETROBRAS PNB perdia 2,39 por cento, após a elétrica pedir mais prazo para privatização de suas seis distribuidoras de eletricidade que atuam no Norte e Nordeste. Segundo analistas da corretora Coinvalores, ainda que o adiamento já fosse esperado, o movimento deve causar pressões de curto prazo.

- NATURA ON recuava 1,38 por cento, ampliando o movimento de ajuste visto nas três sessões anteriores, após o papel disparar 12,5 por cento em apenas dois pregões na sequência da divulgação do resultado trimestral.

- PETROBRAS PN subia 0,43 por cento e PETROBRAS ON tinha alta de 0,18 por cento, em dia de ganhos para o petróleo no mercado internacional.

- VALE ON avançava 0,77 por cento, em linha com o movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China, que fecharam em alta de 1,5 por cento nesta sexta-feira na bolsa de Dalian.

- CSN ON subia 0,75 por cento e GERDAU PN ganhava 0,28 por cento, também na esteira do movimento dos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China, enquanto USIMINAS PNA tinha movimento mais limitado, com alta de 0,11 por cento.

(Por Flavia Bohone)