IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência diz que mercados de petróleo podem ficar apertados no 2º semestre de 2018

28/11/2017 12h53

OSLO (Reuters) - O mercado mundial de petróleo poderá ficar apertado no segundo semestre de 2018 se a demanda permanecer robusta e os principais produtores continuarem suas políticas atuais, disse o chefe da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Fatih Birol, nesta terça-feira.

"Se temos um forte crescimento da demanda e se os produtores continuarem a cumprir suas políticas, poderemos ver o aperto dos mercados... Espero que isso aconteça no próximo ano, na segunda metade do próximo ano...", disse ele à Reuters, nos bastidores de uma conferência de energia na Noruega.

As declarações de Birol vieram antes da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), prevista para quinta-feira, em meio à preocupação de que seus esforços para reequilibrar o mercado de petróleo possam passar do limite, criando um déficit global e estimulando uma nova disputa de preços.

"Cabe aos países da Opep decidir o que eles vão fazer, mas o que vemos é que o mercado já está a caminho do reequilíbrio... Portanto, o preço (do petróleo) que temos hoje, acima de 60 dólares, é um bom número para que a maioria dos investimentos no petróleo seja lucrativa", disse Birol.

(Por Nerijus Adomaitis)