IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Esforço republicano nos EUA para reforma tributária entra em fase decisiva

30/11/2017 10h39

Por David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - O esforço republicano para aprovar a legislação tributária no Senado norte-americano está se aproximando de uma conclusão dramática nesta quinta-feira, uma vez que líderes republicanos buscam acordos de bastidores com o objetivo de garantir votos suficientes para a aprovação.

Após 20 horas de debate, a expectativa é de que o Senado, controlado por republicanos, inicie uma votação de emendas potencialmente caótica entre republicanos e democratas antes de seguir para a votação final na noite desta quinta-feira ou manhã de sexta.

Os mercados financeiros dos EUA avançaram diante do otimismo de que a medida seria aprovada, sentimento compartilhado por grupos conservadores externos que esperam ver a primeira grande reforma do código tributário dos EUA desde 1986, quando o republicano Ronald Reagan era presidente.

"Esse é o esforço mais unificado que eu vi em qualquer assunto em muitos anos", disse Tim Phillips, presidente do grupo Americanos para a Prosperidade.

Neste ano, uma tentativa dos republicanos de derrubar o Obamacare terminou em um fracasso humilhante no Senado, e, desde então, o presidente Donald Trump e seus aliados republicanos têm estado sob crescente pressão para promulgar um pacote de cortes de impostos para empresas e indivíduos antes de janeiro, o que representaria sua primeira grande vitória legislativa.