IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OMC está perdendo foco e deve repensar definição de desenvolvimento, diz chefe de comércio dos EUA

11/12/2017 14h20

BUENOS AIRES (Reuters) - O chefe de comércio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a Organização Mundial do Comércio está perdendo seu foco nas negociações comerciais a favor dos contenciosos e precisa repensar como ela define as economias em desenvolvimento.

Estabelecendo um tom combativo no início da 11ª reunião ministerial da OMC em Buenos Aires, o Representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, reclamou que muitos países não seguem as regras da OMC e muitos membros mais ricos receberam isenções injustas como países em desenvolvimento.

"Precisamos esclarecer nosso entendimento de desenvolvimento dentro da OMC. Não podemos sustentar uma situação na qual as novas regras só podem ser aplicadas a alguns e que outros receberão um passe em nome do status de desenvolvimento autoproclamado", disse Lighthizer à sessão de abertura da conferência.

Lighthizer afirmou que é impossível negociar novas regras na OMC quando muitas das atuais não estão sendo seguidas e acrescentou que muitos membros consideram as isenções das regras da OMC como um caminho para um crescimento mais rápido.

Em uma crítica pouco velada sobre as práticas comerciais da China, Lighthizer disse que os Estados Unidos estão liderando as negociações para "corrigir o triste desempenho de muitos membros em notificação e transparência".

Ele também disse que Washington quer que a OMC ajude os mercados a operarem de forma mais eficiente, abordando novos desafios como o excesso crônico de capacidade industrial e a influência das empresas estatais.

Lighthizer, que há muito critica o sistema de solução de disputas da OMC, surgiu como a principal voz por trás da agenda comercial da administração Trump, que inclui vários estudos que podem levar a novas tarifas sobre o aço e o alumínio, bem como possíveis retaliações contra as práticas de propriedade intelectual da China. Alguns desses pontos podem afrontar as regras da OMC.

(Por Luc Cohen)