Monsanto prevê vender soja tolerante a herbicida dicamba no Brasil em 2020
SÃO PAULO (Reuters) - A Monsanto informou nesta quinta-feira que pretende começar a vender em 2020 no Brasil uma nova geração de soja transgênica, a INTACTA2 XTEND, que terá a adição de um gene que a fará tolerante ao herbicida dicamba, ampliando o controle de ervas daninhas.
A multinacional dos EUA informou que apresentará a tecnologia em feira agrícola em Maracaju (MS), na próxima semana.
A previsão é de que a nova soja esteja em campos demonstrativos de produtores brasileiros na safra 2019/20, para ser comercializada a partir de 2020.
O dicamba foi alvo de polêmica nos Estados Unidos no ano passado. Produtores e especialistas disseram que o pesticida danificou safras após se evaporar e ser carregado pelo vento, enquanto a Monsanto afirmou que a tecnologia é segura quando aplicada corretamente.
O uso de dicamba terá regras mais rigorosas nos EUA neste ano, ao passo que a agência de proteção ambiental dos EUA poderia bloquear as vendas do produto se as reclamações persistirem.
A Monsanto foi pioneira em transgênicos no Brasil, sendo líder de mercado.
O lançamento da nova soja foi anunciado após a Monsanto enfrentar recentemente um processo de produtores no Brasil, que buscam a nulidade da patente da soja Intacta RR2 Pro.
Essa tecnologia já é utilizada em mais de 50 por cento da área do Brasil, o maior exportador global de soja, que utiliza transgênicos em mais de 90 por cento de seu plantio.
NOVA SOJA
Segundo a Monsanto, a soja com a tecnologia INTACTA2 XTEND ampliará o controle de plantas daninhas, incluindo as de folhas largas resistentes ao herbicida glifosato, como buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.
"A Monsanto sempre aplicou seus esforços para entregar ao produtor soluções que aumentem sua produtividade e facilitem o dia a dia na lavoura", disse em nota o gerente da Monsanto para a América do Sul, Fábio Passos, responsável pelo lançamento da soja INTACTA2 XTEND.
As três proteínas Bt presentes na soja INTACTA2 XTEND ainda proporcionarão um manejo mais robusto de lagartas que já são alvos da soja com tecnologia INTACTA RR2. A empresa disse que a nova soja oferecerá também proteção contra danos das principais espécies do gênero Spodoptera, além da helicoverpa e elasmo.
(Por Roberto Samora e Marcelo Teixeira, com reportagem adicional de Tom Polansek)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.