Bolsas

Câmbio

Indonésia abrirá mercado de carne bovina ao Brasil, diz ministério

Roberto Samora

SÃO PAULO, 12 Fev (Reuters) - A Indonésia deverá abrir seu mercado de carne bovina para o Brasil, de acordo com afirmação do ministro da Agricultura indonésio, Andi Sulaiman, ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura brasileiro, Eumar Novacki, em Jacarta.

Em nota publicada pelo Ministério da Agricultura do Brasil, Novacki destacou a importância do mercado indonésio ao pontuar que o país tem 265 milhões de habitantes, sendo o quarto mais populoso do mundo.

Leia também:

Ele disse que há grande potencial de crescimento no consumo de carne do país asiático, que ainda registra baixa demanda de proteína em comparação com a média mundial.

O Brasil, maior exportador global de carne bovina e de frango, também prospecta a exportação de frutas, lácteos, entre outros produtos para a Indonésia, segundo a nota.

"Podemos apoiar a Indonésia não apenas fornecendo nossa carne de alta qualidade a preços competitivos, mas também cooperar na área de genética bovina, melhoramento de pastagens, cruzamentos industriais e exportação de animais vivos para confinamento", disse Novacki em nota.

O Brasil exporta para a Indonésia US$ 1,5 bilhão por ano em produtos agropecuários, principalmente soja, açúcar, algodão e milho, segundo o ministério.

O ministro indonésio afirmou que o país enviará em breve uma missão ao Brasil para acertar detalhes sobre os negócios.

No ano passado, o Brasil venceu uma disputa contra a Indonésia sobre carne de frango na Organização Mundial de Comércio (OMC), o que deve viabilizar exportações brasileiras para aquele país. 

(Edição de José Roberto Gomes)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos