Com ajuda externa, Ibovespa avança mais de 2% na volta do Carnaval em dia de vencimentos e ajustes
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da B3 avançava nesta quarta-feira, na volta do feriado do Carnaval, seguindo o tom positivo no exterior e com algumas ações ajustando-se ao movimento de seus ADRs nos últimos dois dias, quando não houve negociação no pregão brasileiro.
Às 13:46, o Ibovespa subia 2,58 por cento, a 82.989,50 pontos. O volume financeiro somava 1,83 bilhão de reais.
A sessão mais curta desta Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa e de contrato futuro do índice.
Nos exterior, o mercado ameaçou azedar após a divulgação de dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos mais fortes do que o esperado, que adicionaram preocupações sobre uma alta mais rápida do que o esperado nas taxas de juros norte-americanas. Mas, nas bolsas, a pressão negativa já arrefecia.
O Departamento do Trabalho dos EUA informou nesta quarta-feira que o índice de preços ao consumidor subiu 0,5 por cento no mês passado. Economistas projetavam alta de 0,3 por cento; em dezembro, a alta havia sido de 0,2 por cento.
Em Wall Street, o S&P 500 caiu 0,5 por cento na mínima até o momento, mas retomou o terreno positivo já visto no começo da semana quando a B3 não operou e registrava acréscimo de 0,4 por cento. Na Europa, após fraquejar momentaneamente, o FTSEurofirst 300 ganhava 1 por cento.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 2,3 e 1,8 por cento, respectivamente, em meio a ajustes ADRs (recibo de ação negociado nos Estados Unidos) da companhia na segunda e terça-feira e com o petróleo buscando melhorar no mercado externo após abertura mais negativa nesta sessão.
- VALE tinha acréscimo de 4,3 por cento, também com ajustes ao comportamento de seus ADRs em Nova York no começo da semana e ainda beneficiada pela alta dos preços do minério de ferro à vista na China.
- CSN avançava 4,9 por cento, capitaneando os ganhos entre siderúrgigas listadas no Ibovespa. USIMINAS PNA ganhava 4,2 por cento e GERDAU PN subia 4,1 por cento.
- ITAÚ UNIBANCO PN apreciava-se 3,1 por cento, também influenciando a direção do Ibovespa, com o setor bancário como um todo no azul. BRADESCO PN subia 1,3 por cento, BANCO DO BRASIL ganhava 1,8 por cento e SANTANDER BRASIL valorizava-se 3 por cento.
- CCR perdia 0,4 por cento, uma das poucas quedas do Ibovespa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.