IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reféns são liberados e motim em prisão do RJ chega ao fim, diz governo

19/02/2018 07h46

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Uma rebelião iniciada na tarde de domingo após uma tentativa frustrada de fuga em um presídio superlotado do Rio de Janeiro foi controlada após negociações das forças de segurança com os detentos, que liberaram os 18 reféns, informou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) na manhã desta segunda-feira.

"A situação já está sob total controle da Seap na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri (RJ)", informou a secretaria em nota enviada por e-mail. De acordo com a Seap, foram apreendidos um revólver, duas pistolas, uma granada de efeito moral e uma lanterna.

Os reféns eram 8 inspetores e 10 presos, de acordo com a secretaria. A TV Globo afirmou que alguns detentos ficaram feridos a tiros, mas a secretaria não comentou a informação.

Membros do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) e de outras tropas da polícia chegaram a formar um perímetro de isolamento ao redor do presídio, que abriga mais de 2.000 detentos em uma instalação construída para 900 presos.

A rebelião foi deflagrada no mesmo dia em que a Seap anunciou que fará mudanças para aumentar a segurança nos presídios do Estado, como parte da intervenção federal no RJ decretada pelo presidente Michel Temer na sexta-feira.