IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comitê do BC da Índia alerta para inflação conforme monitora crescimento

21/02/2018 10h41

Por Rafael Nam e Suvashree Choudhury

MUMBAI (Reuters) - A ata da reunião do banco central da Índia deste mês mostrou que os membros do comitê de política monetária expressaram preocupação com a aceleração da inflação, embora ela tenha sido atenuada pela incerteza sobre a força da recuperação econômica.

Com cinco votos a um, o comitê decidiu manter a taxa de juros em 6,0 por cento e a posição de política monetária "neutra". O diretor executivo do BC, Michael Patra, foi o único membro favorável a uma alta de 0,25 ponto percentual.

A ata divulgada nesta quarta-feira mostrou preocupações generalizadas entre os seis membros do comitê sobre a inflação, que acelerou para a máxima de 17,1 por cento em dezembro sobre o ano anterior, impulsionada por alimentos e energia.

Embora dados divulgados após a reunião do BC indiano mostrem uma queda da inflação para 5,07 por cento em janeiro, ela permanece bem acima da meta do banco central de 4 por cento.

Os membros do comitê expressaram preocupação com a continuidade dos riscos inflacionários, citando fatores que incluem altos preços de alimentos e petróleo bruto e a decisão do governo de aumentar as despesas de 2018 a partir de abril para dar apoio a um setor agrícola em dificuldades.

Mas a maioria também parecia consciente da necessidade de esperar uma recuperação econômica mais forte, apesar dos sinais promissores.

O governo prevê que o crescimento pode acelerar para 7 a 7,5 por cento em 2018/19, depois de registrar o ritmo mais lento em três anos. A Índia divulgará dados de crescimento em 28 de fevereiro.

(Por Rafael Nam e Suvashree Choudhury)