IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Intervenção no RJ não foi decretada por interesses eleitorais de Temer, diz porta-voz

21/02/2018 15h04

BRASÍLIA (Reuters) - O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, afirmou nesta quarta-feira que a "agenda eleitoral não é, nem nunca será, causa das ações do presidente", em resposta a declarações de que o presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro de olho nas eleições de outubro.

"O presidente da República não se influenciou por nenhum outro fator, a não ser atender a uma demanda da sociedade. É essa a única lógica que motivou a intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro", disse o porta-voz.

Em entrevista à rádio Itatiaia na manhã desta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a decisão sobre a intervenção no Rio de Janeiro foi tomada por uma questão eleitoral, porque o presidente "quer pegar os votos do Bolsonaro".

O próprio marqueteiro do governo, Elsinho Mouco, afirmou, em declarações publicadas em coluna do jornal O Globo desta quarta-feira, que "Temer já é candidato", e que o presidente "apostou todas as fichas" na intervenção.

Mais tarde, em nota, o marqueteiro explicou que as declarações eram opiniões particulares, e que não tem alçada para "falar em nome do governo". A fala de Mouco também foi rebatida pelo porta-voz.

"Assessores ou colaboradores que expressem ideias ou avaliações sobre essa matéria não falam, nem têm autorização para falar, em nome do presidente", disse Parola.

"O governo seguirá sua trajetória sem pautar-se pela busca do aplauso fácil, mas na rota firme das decisões corajosas que buscam enfrentar e resolver os dramas verdadeiros de nossa Nação, sem nenhuma significação eleitoral".

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)