IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil pede extradição de traficante de armas preso em Miami

24/02/2018 18h17

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do Brasil informou que está buscando a extradição de um traficante de armas brasileiro que foi preso por autoridades dos Estados Unidos em sua casa em Miami mais cedo neste sábado, supostamente por enviar armas automáticas para o Brasil.

A prisão de Frederik Barbieri ocorre uma semana após o governo brasileiro optar pela intervenção para tentar controlar a violência e o crime no Rio de Janeiro, onde gangues fortemente armadas controlam as favelas da cidade.

O Brasil tenta prender Barbieri desde que um lote de 60 armas automáticas, incluindo AK-47s e outros rifles de combate, foi apreendido no aeroporto do Rio de Janeiro, em junho.

Barbieri negou envolvimento com tráfico de armas naquele momento, mas a polícia brasileira suspeita de seu envolvimento desde que um contâiner de munição foi encontrado em seu nome em 2010 no porto de Salvador.

Um membro da equipe de Justiça brasileira disse que Barbieri foi preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, que apreendeu 40 armas automáticas em sua casa em Miami.

O Ministério da Justiça do Brasil disse em um comunicado que já pediu a extradição dos Estados Unidos e está esperando uma corte brasileira aprovar documentos adicionais solicitados por autoridades norte-americanas.

Barbieri mudou-se para a Flórida em 2012 e obteve cidadania norte-americana, o que pode descartar sua extradição para o Brasil e levar sua acusação os EUA.

(Por Anthony Boadle)