IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Daimler investirá US$2 bi com chinesa BAIC

25/02/2018 13h31

BERLIM (Reuters) - A Daimler e sua parceira chinesa BAIC pretendem investir quase 2 bilhões de dólares em uma fábrica de ponta na China, reforçando sua relação enquanto a rival Geely fez uma investida surpresa na fabricante de automóveis alemã.

As duas investirão mais de 11,9 bilhões de Iuans (1,88 bilhão de dólares) na modernização da fábrica para construção de carros premium Mercedes-Benz, incluindo veículos elétricos, disse a BAIC em uma apresentação na Bolsa de Valores de Hong Kong na sexta-feira, que foi confirmada pela Daimler neste domingo.

O presidente-executivo da fabricante de automóveis chinesa Geely disse na noite de sexta-feira que havia comprado quase 10 por cento de ações da Daimler, em uma aposta de 9 bilhões de dólares para acessar a tecnologia da dona da Mercedes-Benz.

A medida representa um desafio à Daimler, que, bem como sua parceria chinesa com a BAIC Motor Corporation, possui uma aliança industrial para desenvolver carros e caminhões com a Renault-Nissan, que possui 3,1 por cento de ações da Daimler.

O presidente-executivo da Geely, Li Shufu, que acumulou silenciosamente uma participação de 9,7 por cento, deve agora se encontrar com executivos da Daimler em Stuttgart na segunda-feira, disse uma fonte familiar à questão, e espera se encontrar com autoridades governamentais alemãs em Berlim.

Sua abordagem contrasta com a de investidores anteriores da China em companhias de tecnologia da Alemanha --tais como a Midea, que comprou a Kuka ou a Weichai, que comprou uma grande participação da Kion --que tenderam a se dedicar a longas consultas com os acionistas.

Berlim afirmou não ver necessidade de tomar nenhuma ação sobre a compra da Geely, seja em termos de regras da concorrência ou de regras de investimento estrangeiro.

"É uma decisão da empresa", disse um porta-voz do governo.

"Devido ao caráter do investimento como participação minoritária, não há necessidade de agir."

O governo se recusou a comentar uma reportagem do tablóide alemão Bild am Sonnntag de que Li visitaria a chancelaria alemã para uma "reunião secreta" com o conselheiro econômico de Angela Merkel na terça-feira.

A Daimler também se recusou a comentar sobre eventuais reuniões com Li.