Bolsas

Câmbio

Mercados acionários da China sobem pela 6ª sessão com ganhos de start-ups

XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da China ampliaram os ganhos nesta segunda-feira, com os principais índices avançando pela sexta sessão seguida liderados pelo melhor dia das start-ups em sete meses devido a expectativas de que elas irão se beneficiar de uma proposta para adiar as reformas de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs).

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,17 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,25 por cento.

Já o índice de start-ups ChiNext Composite terminou com ganhos de 3,61 por cento.

O subíndice do setor financeiro avançou 0,41 por cento, o de consumo caiu 0,14 por cento, o do setor imobiliário recuou 1,6 por cento e o de saúde subiu 1,55 por cento.

O principal regulador acionário da China, Liu Shiyu, propôs adiar um prazo para que o governo autorize um mecanismo de oferta inicial pública de ações com base em registros até 29 de fevereiro de 2020, informou na sexta-feira a agência de notícias Xinhua.

Os participantes do mercado também estavam de olho no impacto de certas modificações na Constituição da China. No domingo, o Partido Comunista abriu caminho para que o presidente Xi Jinping permaneça no cargo indefinidamente, com uma proposta para remover uma cláusula constitucional que limita o presidente a apenas dois mandatos.

No restante da região os mercados também apresentaram ganhos, com os investidores se preparando para uma semana cheia de eventos, a começar por dados de inflação nos Estados Unidos e o primeiro depoimento do novo chair do Federal Reserve à Câmara dos Deputados norte-americana.

Às 7:07 (horário de Brasília), o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,78 por cento.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,19 por cento, a 22.153 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,74 por cento, a 31.498 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,25 por cento, a 3.330 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,17 por cento, a 4.118 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,25 por cento, a 2.457 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,39 por cento, a 10.836 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,64 por cento, a 3.555 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,71 por cento, a 6.042 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos