Bolsas

Câmbio

China nomeia reformista como líder do Partido Comunista e vice-presidente do banco central

Por Shu Zhang e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - Guo Shuqing, chefe do novo regulador da China para os setores bancário e de seguros, foi nomeado chefe do Partido Comunista e vice-presidente do banco central do país, informou nesta segunda-feira a publicação oficial Financial News.

Como chefe do partido no Banco do Povo da China, Guo exercerá a mais ampla influência em um dos bancos centrais mais poderosos do mundo, que, ao contrário de seus pares em alguns países, não é totalmente independente. Sua tomada de decisão está amplamente sujeita à influência política do Partido Comunista e do governo.

Fontes disseram à Reuters no domingo que um anúncio sobre as nomeações de Guo era iminente.

Ter a mesma pessoa como chefe de partido e vice-presidente no banco central é incomum na China e surpreendeu economistas e mercados financeiros.

Como chefe do Partido Comunista no banco central, Guo supera politicamente o novo presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, mas como vice-presidente, ele está um degrau abaixo dele.

Por 15 anos, Zhou Xiaochuan, mentor de Yi, serviu como presidente e chefe do partido no banco central. O próprio Guo é presidente e líder do partido da recém-criada Comissão Regulatória Bancária e de Seguros da China.

Ambos ajudarão Liu He, novo vice-primeiro-ministro da China e um importante assessor econômico e aliado de confiança do presidente Xi Jinping, para impulsionar a agenda de desenvolvimento e reformas do governo central.

"Liu He é, na verdade, quem delineou o grande tema em termos de políticas econômicas e financeiras. Tanto Guo quanto Yi estarão implementando este esboço de política econômica", disse Betty Wang, economista de China na ANZ.

(Por Shu Zhang e Ryan Woo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos