Confiança do investidor alemão cai com aumento de preocupações sobre guerra comercial
Por Joseph Nasr e Rene Wagner
BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores alemães caiu para a mínima em mais de cinco anos em abril devido aos crescentes temores de uma guerra comercial com os Estados Unidos que prejudicaria os exportadores e uma economia que já demonstra sinais de enfraquecimento.
O índice de sentimento econômico entre investidores do instituto de pesquisa ZEW, divulgado nesta terça-feira, caiu mais de 13 pontos no mês, o maior declínio desde julho de 2016.
A leitura de abril de -8,2 -- contra 5,1 em março -- foi a menor desde novembro de 2012 e marcou a terceira queda mensal consecutiva. A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda para -1,0.
"As razões para essa queda nas expectativas podem ser encontradas principalmente no conflito comercial internacional com os Estados Unidos e a atual situação na guerra da Síria", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.
"O declínio significativo na produção, exportações e vendas no varejo na Alemanha no primeiro trimestre de 2018 também está tendo um efeito negativo."
(Por Joseph Nasr e Rene Wagner)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.