IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do investidor alemão cai com aumento de preocupações sobre guerra comercial

17/04/2018 09h51

Por Joseph Nasr e Rene Wagner

BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores alemães caiu para a mínima em mais de cinco anos em abril devido aos crescentes temores de uma guerra comercial com os Estados Unidos que prejudicaria os exportadores e uma economia que já demonstra sinais de enfraquecimento.

O índice de sentimento econômico entre investidores do instituto de pesquisa ZEW, divulgado nesta terça-feira, caiu mais de 13 pontos no mês, o maior declínio desde julho de 2016.

A leitura de abril de -8,2 -- contra 5,1 em março -- foi a menor desde novembro de 2012 e marcou a terceira queda mensal consecutiva. A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda para -1,0.

"As razões para essa queda nas expectativas podem ser encontradas principalmente no conflito comercial internacional com os Estados Unidos e a atual situação na guerra da Síria", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

"O declínio significativo na produção, exportações e vendas no varejo na Alemanha no primeiro trimestre de 2018 também está tendo um efeito negativo."

(Por Joseph Nasr e Rene Wagner)