IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa tenta se manter em alta; BRF volta a disparar

19/04/2018 11h31

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da B3 busca se sustentar no território positivo nesta quinta-feira, em sessão de alta de commodities, mas fraqueza em Wall Street, com as ações da BRF novamente disparando por expectativas relacionadas a mudanças no conselho de administração.

Às 11:27, o Ibovespa subia 0,24 por cento, a 85.983 pontos. O volume financeiro somava 3 bilhões de reais.

A queda também vem após dois pregões de alta, em que o índice de referência do mercado acionário doméstico acumulou elevação de 3,5 por cento, o que fez com que passasse a contabilizar ganho no mês, de 0,48 por cento.

Na visão da equipe da consultoria Lopes Filho, o Ibovespa pode seguir beneficiado pela performance positiva das commodities no exterior, o que ajuda o desempenho de algumas das principais blue chips da bolsa brasileira.

"Deve-se observar, no entanto, que a cautela com o cenário político ainda está presente, o que pode justificar alguma realização, mesmo que 'intraday' (intradia)", afirmam os analistas em nota a clientes.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 recuava 0,43 por cento, após três sessões de alta seguidas, com a queda das ações de tecnologia pesando.

DESTAQUES

- BRF ON disparava 8,55 por cento, após o presidente-executivo da Petrobras, Pedro Parente, afirmar na noite de quarta-feira que aceita indicação dos principais acionistas para chefiar o conselho de administração da companhia de alimentos. Na véspera, o papel fechou em alta de 9,5 por cento com notícias sobre a indicação de Parente. Para o analista Antonio Barreto, do Itaú BBA, a indicação envia uma mensagem de uma "normalização mais rápida e uma solução mais pacífica para o conflito entre os principais acionistas em torno de um nome consensual".

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 2,16 e 1,74 por cento, respectivamente, em linha com o avanço do petróleo no exterior e com agentes financeiros repercutindo anúncio da petroleira de que avalia parceiros em refino no Nordeste e Sul, mantendo a operação no Sudeste. Na visão do analista Regis Cardoso, do Credit Suisse, a decisão mitiga os riscos de precificação e reduz o comprometimento de capital em "downstream" (atividades associadas a refino, abastecimento e distibuição).

- VALE ON ganhava 1,83 por cento, também seguindo o movimento de alta de commodities metálicas no exterior, com destaque para o níquel diante de temores sobre os efeitos de sanções norte-americanas à Rússia. Os contratos futuros de minério de ferro na China também subiram fortemente nesta quinta-feira. Além disso, segunda avaliação da equipe do BTG Pactual, a ação da mineradora deve ser beneficiada pela desvalorização do real e por hedge contra risco político.

- SMILES ON avançava 3,89 por cento, após a controladora Gol ter indicado na véspera uma chapa alternativa para a eleição dos membros do conselho de administração da companhia de redes de fidelidade de clientes na assembleia geral ordinária e extraordinária agendada para 30 de abril. Analistas do Morgan Stanley consideraram a notícia como um pouco positiva, avaliando que novos membros devem ser amigáveis aos interesses de acionistas minoritários.

- KROTON ON recuava 2,51 por cento, entre as maiores quedas do Ibovespa, no segundo pregão consecutivo de perdas. Em relatório a clientes, o Itaú BBA disse que o resultado do primeiro trimestre deve mostrar captação de modo geral estável em comparação com o mesmo período do ano anterior, embora os analistas Susana Salaru e Vitor Tomita estimem que iniciativas de eficiência continuem a dar suporte às margens.

- BRADESCO PN cedia 0,80 por cento, pesando no Ibovespa em razão da forte participação que detêm na composição do índice, em sessão sem tendência clara para ações do setor bancário, após ganhos razoáveis na véspera. ITAÚ UNIBANCO PN tinha variação negativa 0,41 X por cento.