IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chesf, da Eletrobras, contrata chinesa Goldwind em tentativa de retomar parque eólico

19/04/2018 16h07

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Chesf, subsidiária da Eletrobras na região Nordeste, contratou a fabricante chinesa Goldwind para tentar retomar as obras de seu complexo de usinas eólicas Casa Nova I, na Bahia, que estão paralisadas há anos devido à crise financeira do que seria seu principal fornecedor, a argentina Impsa.

Uma das maiores produtoras de equipamentos eólicos do mundo, a Goldwind é atualmente a única empresa licenciada no Brasil para utilizar tecnologia da alemã Vensys, adotada pelos equipamentos da Impsa, disse à Reuters o gerente-geral da Goldwind para a América do Sul, Xuan Liang.

"A Goldwind... está em conversas com a Chesf para realizar uma 'due dilligence' no projeto Casa Nova I e entender melhor as condições técnicas desse projeto", explicou o executivo, em nota.

A Chesf obteve autorização para construir o complexo Casa Nova I, que terá 180 megawatts em capacidade, em um leilão de energia para novos projetos realizado pelo governo brasileiro em 2010.

Mas a crise da Impsa atrapalhou o andamento do empreendimento, que originalmente precisaria iniciar operações em 2013.

A fabricante argentina entrou com um pedido de recuperação judicial no ano seguinte, e desde então a Chesf não conseguiu retomar a construção da usina, que ficou quase pela metade.

Segundo documentos da Chesf, a estatal já investiu mais de 600 milhões de reais no empreendimento, cujas obras tinham um avanço físico de 40 por cento quando foram paralisadas.

O presidente da Chesf, Sinval Gama, disse à Reuters que a Goldwind está avaliando quanto será necessário para concluir a implantação do empreendimento.

"O trabalho é para avaliar as máquinas montadas e apresentar relatório de custos para finalizar a montagem", explicou.

Se ao final a Goldwind for contratada para a conclusão do empreendimento da Chesf, será mais um avanço da fabricante chinesa no Brasil, onde ela já fechou seu primeiro acordo de fornecimento, conforme publicado pela Reuters em meados de março.

Os esforços da Chesf para levar adiante o complexo de Casa Nova I vêm em meio a um trabalho da Eletrobras para acelerar obras e entregar uma série de projetos atrasados de suas subsidiárias.

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, tem dito que a estatal pretende terminar até o final deste ano todas as obras em andamento nas subsidiárias do grupo, à exceção da usina nuclear de Angra 3 e da hidrelétrica de Belo Monte.

(Reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)