IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Enel melhora lance e oferece aportar ao menos R$1,5 bi na Eletropaulo após aquisição

19/04/2018 20h38

(Reuters) - A italiana Enel melhorou os termos de sua proposta para comprar a distribuidora de energia paulista Eletropaulo, prevendo agora um aporte de ao menos 1,5 bilhão de reais na empresa em caso de sucesso no negócio, ante 1 bilhão oferecidos em seu lance anterior.

Com as novas condições, a Enel ultrapassa o valor total da oferta de sua principal rival pelo negócio até o momento, a Neoenergia, controlada pela espanhola Iberdrola.

A Enel manteve sua oferta de pagar 28 reais por ação da Eletropaulo, contra 25,51 reais propostos pela concorrente.

Mas a Neoenergia se ofereceu a comprar pelo mesmo preço até a totalidade de uma oferta primária em preparação pela Eletropaulo, o que levaria seu desembolso total a quase 6 bilhões de reais.

Com a nova oferta, a Enel agora pode gastar até 6,2 bilhões de reais para ficar com o controle da distribuidora paulista.

"Com esses novos termos, a Enel está oferecendo uma fonte certa de financiamento para a companhia e os termos mais atrativos para os acionistas que desejarem participar no leilão da OPA", disse a Enel em comunicado ao mercado italiano.

Além da Enel e da Neoenergia, a Energisa também já havia feito uma proposta pela Eletropaulo, mas inferior, de 19,38 reais por papel.

A acirrada disputa pela elétrica paulista já havia levantado expectativas por novas ofertas pela empresa, conforme publicou a Reuters na quarta-feira com informação de fontes próximas às negociações.

(Por Luciano Costa)