IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump e premiê do Japão concordam em intensificar negociações comerciais

19/04/2018 09h45

Por Steve Holland

PALM BEACH, EUA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disseram na quarta-feira que concordam em intensificar as consultas comerciais entre os dois antigos aliados, com o objetivo de expandir investimentos e o comércio entre seus países.

"O presidente Trump e eu concordamos em iniciar negociações para acordos comerciais livres, justos e recíprocos", disse Abe em coletiva de imprensa conjunta.

Trump reafirmou seu desejo de abordar os desequilíbrios comerciais com o Japão, dizendo que prefere conversas cara a cara para negociar um acordo bilateral com o objetivo de reduzir o déficit comercial dos EUA.

As ações japonesas subiram para uma alta de sete semanas, em parte devido ao alívio de que Trump não mencionou o valor do iene ou criticou a política monetária do Japão.

Embora os líderes tenham dito que concordaram em ter seus principais assessores nas negociações, Abe deixou claro que as diferenças persistem na abordagem de cada país.

"Do lado dos EUA, eles estão interessados ​​em um acordo bilateral", disse Abe a repórteres. "A posição do nosso país é de que a Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) é o melhor para ambos os países", acrescentou ele.

Trump abandonou o TPP durante suas primeiras semanas no cargo, dizendo que não é um bom negócio para os Estados Unidos.

"Não quero voltar para o TPP, mas se eles nos oferecerem um acordo que não posso recusar em nome dos EUA, farei isso", disse Trump. "Mas gosto mais de bilateral. Acho que é melhor para nosso país. Acho que é melhor para nossos trabalhadores, e prefiro muito mais um acordo bilateral, um acordo diretamente com o Japão", acrescentou.

(Por Steve Holland)