Japão diz que negociações comerciais com os EUA sob nova estrutura não começarão até junho
TÓQUIO (Reuters) - O ministro da Economia do Japão, Toshimitsu Motegi, afirmou nesta terça-feira que as negociações bilaterais sobre comércio de acordo com uma nova estrutura liderada por ele e pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, não começarão até meados de junho.
Em uma cúpula na semana passada, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram em determinar uma nova estrutura com foco em comércio bilateral liderada por Motegi e Lighthizer.
A medida pode colocar o Japão sob pressão direta dos EUA para entrar em negociações para um acordo bilateral de comércio livre. O Japão está cauteloso em relação a isso e quer convencer Washington a voltar à Parceria Transpacífico, que é multilateral.
"Dissemos aos EUA que o início das discussões (sob a nova estrutura) será em torno de meados de junho ou mais tarde", disse Motegi em entrevista à imprensa.
"Não estamos pensando em assinar um acordo bilateral", acrescentou.
(Reportagem de Takashi Umekawa e Leika Kihara)
(Camila Moreira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.