IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fiat Chrysler corta dívida além do esperado no 1º tri

26/04/2018 14h01

Por Agnieszka Flak

MILÃO (Reuters) - A Fiat Chrysler (FCA) reduziu sua dívida mais do que esperado no primeiro trimestre, colocando a montadora no curso para se tornar uma empresa com caixa positivo este ano.

O presidente-executivo, Sergio Marchionne, espera cancelar toda a dívida em 2018, possivelmente até o fim de junho, e gerar cerca de 4 bilhões de euros em caixa líquido até o fim do ano.

A projeção não inclui medidas não recorrentes, nem impacto do desdobramento planejado da fabricante de autopeças Magneti Marelli, que Marchionne espera executar até o inicio de 2019.

A sétima maior montadora mundial disse nesta quinta-feira que a dívida líquida caiu para 1,3 bilhão de euros ao final de março, muito abaixo da estimada de 2,6 bilhões de euros em pesquisa Thomson Reuters com analistas.

A Fiat Chrysler disse que o gasto de capital caiu 900 milhões de euros no trimestre devido ao "timming do programa", o que alguns analistas disseram implicar investimentos mais altos para o resto do ano.

No entanto, Marchionne disse que o próximo ciclo de investimento, que a empresa prepara como parte de um novo plano de negócios de cinco anos, e que será revelado em 1º de junho, vai levar tempo para se materializar.

A projeção para gastos gerais este ano é de cerca de 8 bilhões de euros, abaixo dos 8,7 bilhões de euros de 2017.

A empresa ítalo-americana < disse que o lucro operacional do primeiro trimestre subiu 5 por cento, para 1,61 bilhão de euros, abaixo da estimativa de 1,74 bilhão de euros, diante do desempenho mais fraco de sua unidade norte-americana.