ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Brasil precisa se manter no caminho das reformas, reforça Guardia

30/04/2018 12h45

RIBEIRÃO PRETO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, voltou a defender nesta segunda-feira (30) a importância de o país continuar seguindo o caminho das reformas a fim de garantir crescimento econômico sustentável e melhor ambiente de negócios.

"Mensagem de alerta: para que a gente tenha previsibilidade e investimentos, precisamos melhorar o ambiente de negócios no Brasil", afirmou Guardia em discurso durante a abertura da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

"Temos de ter continuidade do processo de reforma", acrescentou ele.

O mantra da equipe econômica nos últimos meses tem sido a necessidade de aprovação da reforma da Previdência pelo próximo governo, que será eleito em outubro deste ano, a fim de colocar as contas públicas do país em ordem.

O presidente Michel Temer assumiu essa batalha, mas não conseguiu apoio suficiente no Congresso Nacional e, no início deste ano, jogou a toalha, mas mantendo o discurso sobre a importância da reforma.

Guardia, em sua fala, também defendeu que a economia brasileira está "no caminho certo", com investimentos voltando, inflação sob controle e taxas de juros em níveis recordes de baixa.

O governo estima que o PIB (Produto Interno Bruto) crescerá 3% neste ano, melhor do que a previsão de agentes econômicos de 2,75% segundo a mais recente pesquisa Focus do Banco Central, que ouve semanalmente uma centena de economistas.

A atividade econômica começou 2018 com menos ímpeto do que o esperado e indicadores de confiança de diversos setores já sinalizaram que o segundo trimestre também pode ter iniciado patinando.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia