IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa fecha em baixa em sessão esvaziada por feriado, mas tem leve ganho em abril

30/04/2018 17h47

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da B3 fechou em queda nesta segunda-feira, seguindo o viés negativo em Wall Street, em sessão esvaziada na véspera de feriado no Brasil e com as ações de bancos e os papéis da companhia de alimentos BRF entre as maiores pressões de baixa.

O Ibovespa caiu 0,38 por cento, a 86.115 pontos, tendo oscilado da mínima de 85.978 pontos à máxima de 86.739 pontos. O volume financeiro somou 7,397 bilhões de reais, contra uma média diária de 10,4 bilhões de reais em abril.

No acumulado do mês, o índice de referência do mercado acionário brasileiro subiu 0,88 por cento.

De acordo com o operador de renda variável de uma corretora em São Paulo, que pediu para não ter o nome citado, o feriado na terça-feira reduziu o fluxo de negócios, dada a ausência de alguns agentes financeiros que emendaram o fim de semana e outros menos dispostos a aumentar exposição.

Wall Street funcionará normalmente neste dia 1º de maio, quando a B3 estará fechada em razão do Dia do Trabalho.

Nesta segunda-feira, as bolsas norte-americanas abriram em alta apoiadas no noticiário corporativo, mas reverteram os ganhos e fecharam em baixa, pressionadas pelas ações do setor de saúde, além de preocupações sobre o prazo final para exceções de tarifas de aço importado e alta do petróleo.

DESTAQUES

- BRF ON caiu 3,58 por cento, após ganhos de mais de 10 por cento em abril até a véspera, impulsionados particularmente por expectativas positivas acerca de mudanças no comando da gigante de alimentos. Analistas ainda veem um horizonte bastante difícil para a empresa. No setor, JBS recuou 2,23 por cento.

- ULTRAPAR ON cedeu 2,47 por cento, também entre as maiores quedas do Ibovespa. Analistas do Santander esperam resultados fracos para o conglomerado, que é dono dos postos Ipiranga, entre outros negócios, estimando queda de cerca de 70 por cento do lucro líquido do primeiro trimestre ante igual período de 2017. O balanço está previsto para o dia 2 de maio.

- ITAÚ UNIBANCO PN caiu 0,95 por cento, em sessão negativa para o setor de bancos do Ibovespa e antes da divulgação do resultado do primeiro trimestre do maior banco privado do país, na terça-feira. BRADESCO PN recuou 1,54 por cento, BANCO DO BRASIL perdeu 1,74 por cento e SANTANDER BRASIL UNIT cedeu 0,29 por cento.

- CIELO ON subiu 1,32 por cento, antes do resultado trimestral, previsto para o dia 2 de maio. Apesar da alta, o papel fechou abril com recuo de 7,2 por cento, com analistas prevendo números fracos.

- NATURA ON fechou em baixa de 3,42 por cento, devolvendo os ganho da última sexta-feira.

- RUMO ON fechou em alta de 3,41 por cento, acumulando em abril elevação de quase 13 por cento, em meio a expectativas favoráveis para o resultado do primeiro trimestre da operadora ferroviária, tendo como pano de fundo a volumosa safra de grãos no Brasil este ano e o ambiente favorável para os preços de frete no país.

- PETROBRAS PN subiu 1,14 por cento e PETROBRAS ON ganhou 0,45 por cento, conforme o petróleo firmou-se em alta, tendo ainda no radar notícias como a de que a petrolífera está perto de decidir como será a próxima fase da venda da rede de gasodutos Transportadora Associada de Gás (TAG).

- VALE ON subiu 0,66 por cento, apesar do recuo do preço do minério de ferro à vista.

- BANCO INTER UNIT, que não está no Ibovespa, encerrou o pregão estável, a 74 reais, em estreia na B3, após o banco realizar oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na semana passada. Na máxima, os papéis avançaram mais de 16 por cento, a 86 reais.

- ELETROPAULO ON, que também não está no Ibovespa, subiu 2,43 por cento nesta segunda-feira e fechou o mês com valorização de 91,3 por cento, uma das maiores altas da bolsa no mês, em meio a uma acirrada disputa pela maior distribuidora de energia do Brasil em termos de faturamento.