IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sainsbury's compra Asda do Walmart para liderar supermercados no Reino Unido

30/04/2018 09h43

Por James Davey

LONDRES (Reuters) - O Sainsbury's acertou a compra do Asda, do Walmart, por cerca de 7,3 bilhões de libras (10 bilhões de dólares), para criar o maior grupo de supermercados do Reino Unido por valor de mercado, superando o líder de longa data Tesco.

O maior acordo britânico do setor em mais de uma década junta o segundo e o terceiro maiores varejistas de alimentos britânicos, com o objetivo de gerar economias e poder de compra para competir melhor com o crescente mercado de lojas de desconto, com um Tesco maior após a compra do atacadista Booker, e com o aumento das compras online.

O acordo em dinheiro e ações, anunciado nesta segunda-feira, também abre uma potencial saída para o Walmart, uma vez que o Asda, comprado pela varejista norte-americana em 1999 por 6,7 bilhões de libras, tem enfrentado dificuldades para crescer com lojas de desconto como Aldi e Lidl atraindo seus clientes.

O Sainsbury's disse que a combinação vai gerar sinergias de pelo menos 500 milhões de libras e permitirá que os preços de muitos produtos sejam reduzidos em cerca de 10 por cento.

No entanto, a transação enfrenta dificuldades regulatórias significativas. A Autoridade de Competição de Mercados britânica (CMA, na sigla em inglês) disse que provavelmente vai revisar o acordo.

Mesmo assim, as ações do Sainsbury's chegaram a subir 21 por cento, para 3,27 libras, o maior patamar desde julho de 2014, e caminham para registrar o maior ganho diário de sua história, enquanto as ações da rival Tesco recuavam.

O Walmart vai receber 3 bilhões de libras em dinheiro e uma participação de 42 por cento no negócio combinado, avaliando o Asda em cerca de 7,3 bilhões de libras em uma base sem dívida.

Embora o presidente-executivo do Sainsbury's, Mike Coupe, tenha dito que o acordo é "uma fusão, não uma aquisição", o Sainsbury's será o acionista principal.

Coupe, que já trabalhou no Asda, o presidente do conselho de administração do Sainsbury's, David Tyler, e o vice-presidente de finanças, Kevin O'Byrne, manterão seus cargos na empresa oriunda do acordo. O presidente-executivo do Asda, Roger Burnley, que trabalhou no Sainsbury's por uma década, vai continuar à frente da unidade Asda, que manterá a marca separada.